Alguns deles, inclusive, podem atingir os humanos, transmitindo doenças graves, como a doença de Lyme. Para que você possa se proteger e proteger seus pets, preparamos um conteúdo exclusivo sobre esses parasitas, com todas as informações básicas que você precisa saber sobre os carrapatos.
Carrapato: um nome para muitas espécies
Muitas pessoas acreditam que só é possível encontrar carrapatos em cavalos, bois e animais domésticos. Isso não é verdade, ou seja, não existe apenas o carrapato de cachorro ou de outros animais. Esses parasitas também podem buscar seu “alimento” em humanos.
Quem já passou pela experiência desagradável de ter um carrapato-estrela no próprio corpo deve se lembrar de como ele é pequeno, lembrando uma pinta. Por outro lado, se você já viu um boi com infestação de carrapatos, deve ter percebido que os parasitas são grandes e podem ser vistos à distância.
Biologicamente, ambos pertencem à mesma classe (Acarina) e ordem (Ixodida). No entanto, a diferença é explicada por se tratarem de espécies diferentes de carrapato. Isso mesmo! Ao todo, já foram catalogados mais de 800 tipos de carrapatos.
Além de apresentarem diferenças físicas, cada espécie tem “preferência” por se hospedar em determinado animal, que pode ser mamífero, ave e até réptil ou anfíbio. Prova disso é a história da pobre cobra Nike, encontrada na região de Queensland, na Austrália, com mais de 500 carrapatos no corpo.
Principais tipos de carrapatos em cães
Normalmente, associamos o parasita que se hospeda nos cães ao carrapato comum, mas será que ele é realmente o mais “famoso” entre as espécies?
Embora algumas sejam mais conhecidas do que outras, todas as doenças transmitidas por carrapatos devem ser levadas a sério. Por isso, caso encontre um parasita no seu filho de quatro patas, o ideal é procurar um veterinário.
Além de fazer uma avaliação clínica, ele também poderá indicar a melhor forma de retirar os parasitas e prevenir carrapatos no seu pet. Abaixo, a médica-veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez, cita os principais tipos de carrapatos que transmitem doenças e explica a quais estão associados:
Rhipicephalus sanguineus (carrapato-vermelho-do-cão)
Como o nome popular sugere, o carrapato-vermelho-do-cão é a espécie mais comumente encontrada nos cachorros. Além disso, ela também é típica de áreas urbanas.
Essa espécie está presente na lista dos tipos de carrapatos perigosos para os peludos, pois, além de causar desconforto, é transmissora das doenças babesiose, erliquiose e anaplasmose.
Amblyomma cajennense (carrapato-estrela)
Também conhecida como carrapato do cavalo, essa espécie de parasita é mais frequente fora de centros urbanos, em locais de vasta vegetação. A principal doença transmitida por ele é a doença de Lyme ou febre maculosa (popularmente chamada de “doença do carrapato”), que também afeta os seres humanos.
Carrapato de cachorro pega em humano?
Essa é uma preocupação muito comum entre tutores que, em algum momento, encontram um carrapato na pele do peludo. Pois saiba que a resposta é sim. Da mesma forma que o carrapato-estrela — mais comum em cavalos — pode parasitar os cachorros, ele também pode ser visto em humanos.
E o mesmo vale para o carrapato-vermelho-do-cão. “A preferência é por parasitar cães, porém, em áreas com grandes infestações, pode ocorrer parasitismo em humanos”, esclarece a Dra. Renata Alvez.
O que fazer para que seu pet não sofra com infestação
Para muitos tutores que vivem em centros urbanos, carrapatos são vistos como algo com o que eles devem se preocupar somente em caso de viagens para chácaras, sítios e afins. Mas, como comentamos, os tipos de carrapatos mais comuns nos cães é, na verdade, bastante cosmopolita, sendo facilmente encontrados nas grandes cidades.
Para agravar a situação, esses parasitas estão na lista dos tipos de carrapatos que transmitem doenças que, se não receberem o tratamento correto, podem levar à morte.
Sendo assim, é recomendável que você mantenha o seu cãozinho protegido, mesmo que não tenha o costume de viajar para áreas de densa vegetação. Para isso, é adequado que o seu pet faça uso contínuo de antiparasitários.
É importante que você confira com o médico-veterinário responsável pelo seu cãozinho qual o tratamento antiparasitário mais adequado para o seu peludo. Além de manter a saúde do seu amigo em dia, você o mantém longe dos diversos tipos de carrapatos.
Produtos para evitar tipos de carrapatos e pulgas
Quando você conversar com o veterinário responsável pelo peludo e já tiver em mãos os antiparasitários mais adequados para o seu cãozinho, garanta-o na Petz! Tanto nas lojas on-line quanto nas nossas unidades físicas, você encontra uma grande variedade de remédios que manterão os diversos tipos de carrapatos longe do seu amigo.